História e dados Cabral.

A denominação Cabral surgiu no século XIX, e é uma homenagem a influente família Cabral, que residia na região e, em meados do século passado, doou o terreno para erguer o que é hoje a Igreja do Cabral.


Igreja do Cabral: Foto Raphael Villa Nova

No início do século XX, em 1912, os padres passionistas se estabeleceram na região. O crescimento do bairro estava associado aos antigos caminhos, atualmente denominados Avenida Munhoz da Rocha e Avenida Anita Garibaldi. A antiga Avenida Anita Garibaldi, em meados do século XX, constituía-se como divisa entre os bairros Ahú de Baixo e Ahú de Cima, motivo pelo qual o prédio da Prisão Provisória de Curitiba, hoje situado no Cabral, ficou mais conhecido como Prisão Provisória do Ahú.


Fonte: Rui Cavallin Pinto (Publicado em 9.4.2019 – site MPPR)

Outro referencial existente na abrangência do bairro Cabral é a sede do Graciosa Country Club, fundado em 1927, que teve a mesma denominação do seu antigo e importante acesso frontal, a Estrada da Graciosa.


Fonte: site fotografando Curitiba

 

MAPA

Ponto inicial na confluência da Av. Anita Garibaldi e Rua Santo Afonso de Ligório.


Segue pelas Ruas Santo Afonso de Ligório, Cel. Amazonas Marcondes, Estrada de Ferro Curitiba – Rio Branco do Sul, Av. Nossa Senhora da Luz, cerca que delimita os fundos do Graciosa Contry Club, Ruas Glóvis Beviláqua, Camões, Jaime Balão, Bom Jesus, Av. Anita Garibaldi, até o ponto inicial.

 

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies